Dicas Legais por E-mail!

domingo, 1 de julho de 2012

Instagram: 7 dicas para melhorar o uso do aplicativo




Quase um “Photoshop portátil” no celular. É dessa forma que muitos explicam o que seria o Instagram — o aplicativo que vem conquistando milhões de adeptos desde seu lançamento em 2010.

Com certeza, ele não apresenta todos os diversos recursos e capacidades do editor de imagens da Adobe, mas se destaca por ser uma das formas mais práticas de se capturar uma foto e, em poucos toques, acrescentar efeitos e molduras.

Como muitos podem estar iniciando no universo do Instagram, o Dicas Legais foi atrás de algumas dicas que são capazes de fazer com que ele se torne ainda mais eficiente. Os resultados são boas fotos e, consequentemente, a maior integração com outros adeptos da rede social do aplicativo. Confira:


1 - Iluminação

 
(Fonte da imagem: Reprodução/@seriesofclicks)

É fato que a câmera de um smartphone não possui todas as capacidades oferecidas por uma câmera fotográfica. Além disso, algumas fotos podem ser prejudicadas quanto a alguns problemas decorrentes da combinação “celular + fotografia”, como a dificuldade de se controlar o excesso de luz em uma imagem, por exemplo.

No entanto, é possível trabalhar essas questões de forma positiva — basta fazer com que os recursos do celular fiquem a seu favor.


Assim, você pode (e deve) soltar a imaginação com a iluminação, utilizando-a de todas as maneiras que o aparelho possa oferecer — como modificar o nível e o tempo de exposição, usar o flash, entre outros recursos. Com os ingredientes combinados harmoniosamente, uma foto que teria tudo para dar errado pode se tornar interessante e criativa.


2 - Zoom

 
(Fonte da imagem: Reprodução/@worksology)


Se você quiser capturar um pequeno detalhe — como uma parte de um objeto ou mesmo um inseto, por exemplo —, tente não utilizar o zoom da câmera do seu smartphone, se puder.

Por mais contrária que essa ideia possa parecer (afinal, qual outra função do zoom se não aproximar os itens para fotografá-los?), infelizmente, esse recurso pode distorcer as fotos em certos casos.

Assim, a melhor opção é ficar em posições que deixem a câmera do seu aparelho o mais próximo possível da peça que será fotografada — mesmo que isso signifique ficar em uma posição desconfortável, mas é bem provável que o resultado vai valer a pena.


3 - Statigram

 
(Fonte da imagem: Reprodução/Statigram)

Coloque e veja todas as suas imagens do Instagram em uma única janela através do Statigram: um site que permite o gerenciamento da sua conta no Instagram sem muitas complicações.
Além disso, ele também disponibiliza os dados estatísticos da sua conta, como o número de “Likes” e comentários recebidos, quais fotos tiveram maior aprovação, os cinco filtros que você mais usou, quais contas foram as mais acessadas por você, entre outros.

Trata-se de uma boa ferramenta para gerenciar todas as suas ações no Instagram e acompanhar as tendências do aplicativo — como quais filtros estão sendo mais usados, os estilos de imagens mais comuns etc.


4 - Tags

 
(Fonte da imagem: Reprodução/@karaannbanana)


Como no Twitter, o Instagram permite a utilização de tags (ou etiquetas). Mesmo sendo um recurso de categorização das imagens, saber empregá-lo corretamente pode trazer mais vantagens do que se imagina. E ganhar popularidade é uma delas.


As tags são uma ótima maneira de chamar a atenção de alguém. Por isso, use quantas você conseguir. É um sistema simples e inteligente para aumentar suas chances de ser visto por outras pessoas, além de fazer com que as imagens recebam mais curtidas e comentários. Tudo porque elas foram bem classificadas, ajudando na procura e distinção dos tipos de fotografias que cada pessoa gosta.


5 - Interação

 
(Fonte da imagem: Reprodução/@alexanderpavone)


Outra forma de aumentar a interação no Instagram está em saber utilizar positivamente os comentários e as legendas das fotos.
Assim, sempre que for oportuno, é importante acrescentar as tags de nomes de usuários (exemplo: @manolobaixaki) para se referir a alguma pessoa na apresentação de uma imagem ou mesmo para responder os comentários de uma forma mais direta. 

Utilizando esse sistema, a interação fica mais pessoal e garante que outros seguidores acessem as páginas das pessoas marcadas — o que também pode acontecer com você quando for marcado em outras contas.


6 - Estabilidade

Essa dica serve não só para o uso do aplicativo, mas para todos os aparelhos capazes de fotografar: mesmo com as tecnologias que ajudam a evitar uma imagem tremida, é sempre importante colocar o dispositivo em uma superfície fixa para que ele (e a foto, por sinal) fique estável.

 
(Fonte da imagem: Reprodução/@tonyhawk)

Assim, as chances da sua imagem sair borrada ou trêmula são reduzidas — algo que, geralmente, ajuda na obtenção de um bom resultado fotográfico.


7 - Dicas de aplicativos

 
(Fonte da imagem: Reprodução/Instagram)

Com nomes bem sugestivos — como o Instagram Tips (Dicas de Instagram), para iOS —, alguns aplicativos foram criados com o único objetivo de ajudar as pessoas a utilizar melhor todas as ferramentas da rede social do Instagram.

Além disso, o próprio site oficial do aplicativo oferece alguns truques básicos para facilitar o uso do app, auxiliando os ingressantes e veteranos do Instagram a aperfeiçoarem seus conhecimentos.


Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/fotografia-e-design/23302-instagram-7-dicas-para-melhorar-o-uso-do-aplicativo.htm#ixzz1zQGUYFDG




Feed
Assine nosso Feed ou receba os artigos por email

Leia Também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta no Facebook

Número de visitantes

Seguidores

  ©Dicas Legais - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo