domingo, 24 de junho de 2012

10 dicas para fotografar melhor com o Smartphone



1 - Chegue mais perto - Em geral, câmeras de smartphones não possuem zoom óptico. Em vez disso, elas oferecem o zoom digital, que aproveita apenas parte do quadro de modo a “aproximar” um objeto distante. Ao usar esse recurso, abre-se mão de parte dos pixels, o que reduz a qualidade da imagem. Por isso, procure usar o zoom digital só quando for realmente necessário. Se puder, chegue mais perto do objeto a ser fotografado em vez de acionar o zoom.

2 - Providencie a luz -É difícil fazer boas fotos em lugares mal iluminados com um celular. O pequeno sensor de imagem desses aparelhos capta pouca luz. Quando o smartphone aumenta a sensibilidade do sensor para registrar cenas escuras, a foto perde nitidez. Considerando isso, vale fazer algum esforço para clarear a cena. Mude para um lugar mais claro se isso for possível. Dentro de casa, abra as cortinas e acenda as luzes do ambiente.

3 - Cuidado com o flash - O flash embutido nos smartphones raramente produz boas fotos em lugares escuros. Ele só é eficaz a curta distância e seu uso tende a resultar em imagens “chapadas”, onde a sensação de profundidade se perde. Por isso, só use o flash no escuro se não houver outra opção para iluminar a cena. Mas o flash pode ser útil ao fotografar uma pessoa sob sol forte, por exemplo. Se você perceber que há sombras no rosto dela, aproxime-se e ligue o flash para iluminá-lo, suavizando essas sombras.

4 - Experimente o HDR - Um recurso que pode ser útil em cenas com iluminação problemática é o de foto com faixa dinâmica ampliada (HDR). Essa função, presente em alguns smartphones, reduz o contraste entre áreas claras e escuras. Isso pode revelar detalhes que, de outra forma, ficariam escuros ou claros demais para ser vistos. Mas não se esqueça de desligar o HDR depois de usá-lo, já que, em muitas situações, esse recurso pode piorar a qualidade da foto em vez de melhorá-la.

5 - Fique firme - Os smartphones têm mais tendência a produzir fotos tremidas do que as câmeras fotográficas avulsas. Contribuem para isso a baixa sensibilidade, a ausência de estabilizador óptico e o formato do smartphone, que não é ergonômico. Para garantir imagens sem tremores, segure o celular firmemente e prenda a respiração na hora do clique. Se estiver em pé, procure se apoiar numa parede ou árvore, por exemplo, para que seu corpo fique estável. Também vale apoiar a mão que segura o smartphone em algum objeto para que ela não trema.

6 - Pense como Da Vinci - É fundamental dispor os elementos que compõem a imagem de forma harmoniosa, como fazem os pintores. Divida o quadro em terços, como num jogo da velha, e procure posicionar os elementos mais importantes sobre as linhas divisórias. Alguns aplicativos para foto (como o ótimo Camera+ para iPhone) até mostram essas linhas divisórias na tela para facilitar. Em fotos de paisagem, evite deixar o horizonte no meio do quadro. Posicione-o mais ao alto ou mais abaixo. Cuidado com pés cortados, horizontes tombados e outros defeitos óbvios. E não se esqueça de experimentar diferentes pontos de vista. Às vezes, agachar-se para fotografar, em vez de ficar em pé, por exemplo, pode fazer toda a diferença.

7 - Atenção aos atrasos - Muitos celulares têm um atraso entre o momento do clique e aquele em que a imagem é captada. É preciso manter o aparelho firme até que a foto tenha sido realmente feita. Note que, quando o disparo é feito tocando na tela sensível, geralmente a foto só é captada quando o dedo é removido dela. É o que acontece no iPhone, por exemplo.

8 - Elimine impressões digitais - Muitos smartphones têm a lente da câmera exposta. Basta encostar o dedo nela para que fiquem impressões digitais que vão prejudicar a nitidez das fotos. A melhor maneira de limpar a lente é usar um papel limpa-lentes descartável de marca confiável. Pode ser comprado em lojas (físicas ou na internet) que vendem equipamentos fotográficos profissionais. Sopre a lente para remover a poeira. Depois, bafeje sobre ela para que fique embaçada e esfregue o papel delicadamente. Se você não tiver papel limpa-lentes à mão, use um pano macio ou uma camiseta limpa.

9 - Escolha os apps - Há incontáveis aplicativos que acrescentam recursos interessantes para fotografar no smartphones, como temporizador, grade para facilitar a composição da imagem e opção de múltiplas fotos em sequência. Alguns até permitem personalizar os botões do aparelho de modo a reservar um deles para acionar a câmera. Eles também ajudam a editar a foto depois, além de oferecer uma variedade de efeitos que podem ajudar a dar um toque artístico a elas. Não deixe de experimentar alguns.

10 - Apagar é preciso - Mandar uma foto diretamente para alguma rede social assim que ela é clicada nem sempre é uma boa ideia. Se você tiver muitas fotos no smartphone, o melhor é olhá-las com atenção e apagar – sem pena – aquelas que ficaram ruins. Esse exercício de avaliar as próprias fotos é fundamental para quem quer desenvolver habilidades fotográficas. Esse é o momento, também, de identificar fotos que podem ser melhoradas por meio de algum ajuste, recorte ou filtro. Muitos apps de fotografia para smartphones permitem realizar esses ajustes de forma simples e rápida. Entre eles, está, por exemplo, o Photoshop Express, que é gratuito para iPhone e Android.

Fonte: Info
Feed
Assine nosso Feed ou receba os artigos por email

Leia Também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta no Facebook

Número de visitantes

Seguidores

  ©Dicas Legais - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo