sábado, 12 de fevereiro de 2011

Dicas de como refrescar sua casa no verão


Com o aumento da média da temperatura na maioria das cidades é comum as pessoas terem dificuldades para dormir devido ao calor nos cômodos da casa. Segundo especialistas em conforto térmico, o sono é uma fase de relaxamento, na qual o organismo humano reduz suas atividades. Entretanto, quando o ambiente está muito quente e úmido, o organismo tem dificuldade para relaxar. A tendência é que os batimentos cardíacos tornem-se mais acelerados. Como uma forma de manter a temperatura estável, o corpo tem uma perda maior de calor para o meio, o que consequentemente causa desconforto físico, distúrbios do sono, como a insônia e ausência da fase do sono chamada REM, essencial para o descanso.

Para garantir uma boa noite de sono, mesmo com o intenso calor de verão, existem algumas medidas que podem amenizar a situação. Uma boa solução para o problema é ter um revestimento de parede claro, sendo o branco a melhor cor para deixar o ambiente fresco. Melhor ainda se forem pintadas com cal, pois este material reflete mais os raios solares. Como a tendência é o ar quente subir, é aconselhável que o pé direito seja alto, com a finalidade de manter o calor acima da cabeça.

Nas residências deve ser evitada a utilização de pedra, devido a sua capacidade de absorver muita radiação do sol. O piso também deve ter uma tonalidade clara. Para amenizar o calor, é recomendável utilizar telhas de barro no telhado, com aberturas para melhor circulação do ar.

Outra sugestão para amenizar o calor é utilizar uma cobertura vegetal no telhado. A técnica consiste em plantar uma jardineira, em toda a extensão. Para isto, devem ser colocados dentro da casa, cabos de aço esticados de uma parede a outra, com o objetivo da trepadeira sair e se espalhar pelo telhado inteiro, sem que encoste na superfície, o que resulta em maior proteção do telhado contra calor.

Feed
Assine nosso Feed ou receba os artigos por email

Leia Também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta no Facebook

Número de visitantes

Seguidores

  ©Dicas Legais - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo