terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Inspeção veicular em São Paulo. Vamos engolir mais esse imposto?

Começou no dia 5 de janeiro o agendamento de veículos SP de placa final 1 para a Inspeção Veicular Ambiental do ano de 2010. O Programa vem sendo implantado gradativamente desde 2008 e em 2010 é obrigatório para toda a frota da capital: gasolina, álcool, flex, gás natural, diesel leve, ônibus , motocicletas e caminhões . O valor da tarifa é de R$ 56,44. Para fazer a inspeção o dono do veículo deverá inicialmente imprimir o boleto, efetuar o pagamento e aguardar o prazo de 72 horas para agendar a inspeção. A inspeção pode ser agendada por telefone (11-3545-6868) ou pela internet no site da Prefeitura – www.prefeitura.sp.gov.br/inspecaoveicular – onde o proprietário vai encontrar esclarecimentos para suas principais dúvidas, ou ainda no site da Controlar www.controlar.com.br onde ele também vai encontrar as orientações. O proprietário do veículo poderá agendar a inspeção de seu veículo em um dos 15 Centros de Inspeção Veicular (CIVAs) existentes na cidade conforme preferência e disponibilidade de agendamento.
Em 2010, levando em conta que agora o programa passa a ter uma abrangência nacional de caráter obrigatório, o peso do subsídio e a implantação integral em São Paulo do programa, o Prefeito seguindo a prerrogativa da lei municipal nº 14.717/08 suspende a devolução da tarifa.

A inspeção é bastante rápida e dura em média 7 minutos. O veículo é submetido a dois procedimentos: a inspeção visual e a inspeção computadorizada. Caso o veículo seja rejeitado ou reprovado nos testes, o proprietário terá 30 dias de prazo para realizar a manutenção necessária em oficina de sua confiança e retornar para fazer uma nova inspeção, sem custo extra. Esta nova inspeção também deverá ser agendada.

A inspeção veicular ambiental deve ser realizada anualmente assim como o licenciamento do veículo. Os proprietários que fizeram a inspeção em 2009 devem fazer a inspeção em 2010, assim como aqueles que ainda não fizeram. Quem não fizer a inspeção terá o licenciamento de seu veículo bloqueado e está sujeito a multa de R$ 550,00 se for flagrado pela fiscalização.

O Programa de Inspeção Ambiental Veicular é uma medida que visa minimizar as emissões de poluentes pelos veículos registrados na cidade, buscando estimular seus proprietários a fazerem a manutenção adequada e manter as emissões de seus veículos dentro dos padrões recomendados pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA). É, acima de tudo, um programa de saúde pública


Acesse a tabela da inspeção veicular 2010 aqui.


Você concorda com mais esta cobrança? Deixe sua opinião aqui.
Feed
Assine nosso Feed ou receba os artigos por email

Leia Também:

6 comentários:

  1. Meu carro foi reprovado na gasolina e aprovado no GNV, consultando um mecanico que tem o mesmo aparelho que o Controlar foi constatado que meu carro estava regulado tando no gas como na gasolina e marcha lenta, fiu confiante a uma nova vistoria e foi reprovado no GNV. Não tenho confiança neste sistema pois a cada momento da um resultado diferente.

    ResponderExcluir
  2. É preciso um r';igido controle para manter a poluição em níveis aceitáveis para os seres humanos, nós, enfim.
    Mas, isso deveria estar incluido no "licenciamento do veículo" pelo qual pagamos, mas que nada faz do que manda a lei. O "licenciamento" é só uma taxa, sem absolutamente nada em troca. É mais um IPVA, uma clara bi-tributação.
    A inspeçào veicular, assim, se torna mais uma fonte de receita para o Governo, cada vez mais criativo em obter nobres propósitos para nos tungar o bolso.
    É só isso: mais um assalto.

    ResponderExcluir
  3. É mais um imposto que teremos que engolir para sustentar a cambada de pulhas de brasilia,,,, se eles querem controlar a poluiçao,,,eles que obriguem as fabricantes a se adequarem as novas regras,,,e o coloquem como lei o uso obrigatório de cataliazadores nos veiculos ja existentes,,,,MAAAAS nao,,,eles querem é o IMPOSTO NOVO MESMO....É UMA GANANCIA SEM FIM,,, E O POVO QUE SE DANE...E AINDA QUEREM QUE SEJAMOS PATRIOTAS,,,,,ESSE É UM PAIZ DE MERDA

    ResponderExcluir
  4. MEUS CAROS AMIGOS SE ELES ESTÃO TÃO PREOCUPADOS COM O AR ,PORQUE QUE ELES DÉRÃO O FIM NAQUELE RAPAZ QUE CONCEGUIU DESENVOLVER UM VEICULO A AGUA !!
    VC DE BRASILIA SÃO TODOS MERCENARIOS VIVEM DO POVO SEUS VÉRMES !
    DIS PARA A GENTE PARA AONDE ESTA INDO ESTE DINHEIRO PELOMENOS !!
    QUEREM VER O POVO ANDANDO APÉ MSM COM SEU VEICULO PRESO PARA GANHAR ATÉ NO LEILÃO !!
    BANDO DE SAFADOS MSM!!
    ENFIM PESSOAL É SÓ TODO MUNDO NÃO PAGAR MAS NADA PRA VER SE ELES NAO DÃO OUTRO JEITO PRA ISSO ,SEM PREJUDICAR NINGUEM ´!
    ATÉ ++

    ResponderExcluir
  5. meu carro e uma palio wekeend fiz o motor ,troquei velas filtros.escapamento,e catalizador somando ja gastei RS,2,700
    e mesmo assin ja fui reprovado duas vezes ja não aguento mais essa palhaçada,bando de safado!o que que eles querem mais? porque que eles tambem nao bloqueia o IPVA?

    ResponderExcluir
  6. Meus caros,

    Segue um informativo que pode ajudar e muito a todos. Para que não caiam na pilantragem do nosso governo, compartilho o meu pouco conhecimento com todos.
    Quando forem fazer a inspeção leve seu veículo no primeiro horário da manhã, pois as máquinas que são utilizadas estarão menos contaminadas pelos veículos que passarão antes do seu, e as chances de reprovação serão bem menores.
    Os filtros das máquinas utilizadas pelo Controlar do Governo após a inspeção feita num veículo carburado necessita de um tempo mínimo de 45 min. para descontaminarem.

    Abraços.

    ResponderExcluir

Curta no Facebook

Número de visitantes

Seguidores

  ©Dicas Legais - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo