Dicas Legais por E-mail!

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

DICAS PARA LARGAR O CIGARRO!!!


Um dito popular diz que "parar de fumar é fácil - tem gente que pára todos os dias, e depois volta a fumar, e depois pára, e depois volta...".

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), de cada mil pessoas que tentam parar de fumar pela primeira vez, 17,2% conseguem largar o vício, mas 82,8% falham. Muitos continuam tentando até conseguirem, outros desistem. Calcula-se que, de todos os fumantes, 60% já tentaram parar de fumar pelo menos uma vez, principalmente aqueles com maior acesso à informação.

Vários são os fatores que influenciam para o fracasso do fumante, como o estresse, as propagandas, a facilidade de conseguir a droga e associações psicológicas com prazeres como boas refeições, bebidas ou músicas, por exemplo. "A forma de largar o cigarro depende muito da personalidade da pessoa e do seu nível de dependência", explica a pneumologista Maria Eunice Souza. "Para todos, porém, é recomendável o acompanhamento médico durante o processo, pois os sintomas da abstinência, como a insônia, a irritabilidade e as dores de cabeça podem ser muito intensos".

Mas algumas dicas valem para todos:

  • Algumas pessoas preferem parar abruptamente, enquanto outras preferem largar aos poucos. Descubra qual é o seu perfil, mas fique atento para a disciplina em sua decisão.

  • Não fique procurando desculpas para não parar, do tipo "estou estressado agora", "vou parar depois de terminar este trabalho", etc. Mas, também, procure escolher uma boa hora para parar de fumar, e programe-a com antecedência, para ir se preparando.

  • Se não conseguir sozinho, consulte um médico e informe-se sobre tratamentos alternativos, como adesivos de nicotica, anti-depressivos e filtros. Mas atenção: tais tratamentos só podem ser prescritos por médicos.

    Vencida a primeira fase, que é a de largar o cigarro, vem a mais dífícil: manter a decisão. Veja o que fazer quando sentir aquela vontade irresistível de fumar:

  • Tente tomar um ar e respirar profundamente. Passados alguns minutos, o desejo de fumar diminuirá.

  • Dentro do possível, afaste-se dos fumantes e de hábitos que o faziam fumar, como o cafezinho ou a cerveja.

  • Faça algo que estava adiando, como responder e um e-mail, dar um telefonema ou pagar uma conta.

  • Beba muita água.

  • Se nada disso adiantar, e você acabar fumando, não desista. Terminado o cigarro, comece tudo de novo - e, agora, pra valer!


  • Feed
    Assine nosso Feed ou receba os artigos por email

    Leia Também:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Curta no Facebook

    Número de visitantes

    Seguidores

      ©Dicas Legais - Todos os direitos reservados.

    Template by Dicas Blogger | Topo