sábado, 30 de julho de 2011

Cinco dicas para planejar sua aposentadoria




A maioria da população brasileira não se preocupa com a aposentadoria. Só vai ver como é na hora de solicitar o benefício. Aí tem que correr para conseguir toda a documentação. Além da parte burocrática temos que pensar de como vai ser nossa vida fora do ambiente de trabalho.
Para que a aposentadoria seja realmente boa é necessário que comecemos cedo a pensar nela. É preciso fazer um planejamento para antes de atingirmos o direito ao benefício e para depois de formalmente aposentados. Por isso vou listar cinco tarefas que devemos fazer antes da aposentadoria, quanto mais cedo iniciarmos melhor.

1 – Se você é jovem e vai trabalhar por conta própria não se esqueça de filiar-se à Previdência Pública, pois no futuro vai fazer falta. Quando se é jovem a palavra aposentadoria parece pertencer a outro mundo, para outras pessoas. Mas é um fato que vai acontecer com todos nós, mais cedo ou mais tarde.

2 – A Previdência Pública tem um valor máximo para pagar de mensalidade na aposentadoria, hoje está em R$ 3.038,00, se você ganha mais que isso precisa fazer um plano de Previdência Privada. Quanto mais cedo começar melhor, vai pagar menos mensalmente e receberá uma mensalidade maior quanto atingir a idade que pretende se aposentar. Não esqueça que é um ótimo investimento e que deduz do imposto de renda a pagar.

3 – Cuide da sua saúde, de nada adianta se aposentar para ficar em casa sofrendo ou tendo dificuldade para se locomover. Por isso quanto mais jovem você começar a fazer exames periódicos de controle dos indicadores de saúde melhor. Você vai manter seu corpo preparado para uma vida longa e saudável. A expectativa de vida tem crescido anualmente no Brasil. Para gozar a aposentadoria você vai precisar de saúde.

4 – Comece um plano de condicionamento físico e não abandone nunca, dê total prioridade, pois quem faz exercícios sempre terá um corpo saudável e poderá usufruir de tudo o que há de bom na vida. Segundo os médicos nunca é tarde para começar, mas quanto antes melhor. Se você consegue erguer seu corpo aos trinta e continuar se exercitando poderá erguê-lo quando tiver oitenta.

5 – Planeje uma atividade para fazer depois da aposentadoria, há muitos casos de pessoas que entram em depressão por falta de perspectiva de vida após a aposentadoria. Nosso cérebro funciona como um músculo é preciso mantê-lo em atividade para que funcione bem. Quando se afastar do seu trabalho habitual é necessário que já tenha uma atividade para seus dias de folga. Pode ser uma nova profissão, com horários mais flexíveis e que você goste de fazer. Pode ser uma atividade voluntária. Não importa o que vá fazer, mas é preciso que faça alguma coisa. Não vá despedir-se do trabalho e achar que a vida vai ser boa só porque não precisa levantar cedo na segunda-feira. O trabalho nos mantém ativo e sua falta nos leva a um sentido de inutilidade.
Feed
Assine nosso Feed ou receba os artigos por email

Leia Também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta no Facebook

Número de visitantes

Seguidores

  ©Dicas Legais - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo