quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Como evitar o desconforto ao fazer a barba

As dicas a seguir irão ajudá-lo a fazer as pazes com sua lâmina de barbear e colocar um fim ao martírio pelo qual você passa todas as manhãs em frente ao espelho. É óbvio: mulheres que raspam as pernas não estão livres desse desconforto. Por isso, embora este artigo seja direcionado principalmente aos homens, os conselhos podem ajudar mulheres a raspar seus pêlos de forma mais gentil e suave.


Prepare-se. A preparação adequada é o segredo para um bom barbear. Isso significa que é necessário hidratar e amaciar o rosto antes mesmo de aplicar o sabonete. Para obter resultados melhores, faça isso segurando uma toalha aquecida e úmida sobre seu rosto. Se não puder fazer isso, tente ao menos jogar água quente da torneira sobre o rosto (as mulheres devem tentar colocar as pernas na banheira por alguns minutos antes de depilá-las).

Siga o pêlo. O pêlo é quem manda, ou seja, mova a lâmina na direção do crescimento dos pêlos. Normalmente, isso significa barbear-se para baixo no rosto e na parte superior do pescoço, e para cima na parte inferior do pescoço.


Barbeie-se no chuveiro. É o lugar perfeito para fazer a barba, pois o vapor e a água quente amaciam e hidratam sua pele e sua barba. Deixe o barbear como a tarefa final de seu banho.

Bem, não acredite em tudo o que vê na TV. Fazer a barba é traumático para a pele, dizem os dermatologistas; no que diz respeito ao desconforto, quanto mais rente o barbear, maior a dor. Tente aparar o crescimento diário um pouco menos rente para se poupar de muito desconforto.

Pare com as duplas - e triplas. Muitos dermatologistas acham que aparelhos de barbear com lâminas duplas e triplas são um exagero e prejudicam mais do que ajudam. Isso porque, depois de a primeira lâmina puxar a pele ao redor dos pêlos para cima, a próxima lâmina (ou lâminas) retira os folículos da pele. Em vez disso, experimente um barbeador descartável com uma única lâmina.

Faça mais espuma. Muitos homens acham que o creme de barbear hidrata o bastante para ser aplicado diretamente sobre a pele seca. Não mesmo: você precisa de mais hidratação, ou vai ser como se estivesse barbeando uma pele seca. Jogue água em seu rosto antes de colocar a espuma.

Esteja afiado. Uma lâmina cega pode arranhar sua pele; então, não tente usar a mesma lâmina ou navalha muitas vezes. A barba de alguns homens é tão grossa que uma lâmina vai servir para fazer a barba uma única vez.

Fique elétrico. Barbeadores elétricos não raspam tão rente quanto uma navalha com lâmina dupla e por isso têm menos probabilidade de irritar a pele.

Use uma loção pós-barba de qualidade. O álcool é o ingrediente principal nas marcas mais baratas, o que explica o motivo de ser uma tortura passá-las no rosto recém-barbeado. Uma boa loção pós-barba deveria refrescar a pele e limpá-la de bactérias, além de curá-la do barbear. Leia os rótulos e procure aloe vera ou outros regeneradores naturais incluídos nos ingredientes.

Experimente filtro solar. Outra opção é pular a loção pós-barba e passar um pouco de filtro solar após ter feito a barba. A loção irá proteger você do câncer de pele e manter seu rosto com uma aparência jovem.

Cure-se. Se tiver reação alérgica à lâmina, utilize uma loção de hidrocortisona (vendida sem receita médica) como loção pós-barba, o que vai ajudar sua pele a ficar boa rapidamente.

Pare de barbear. Se é obrigado a aparecer de cara limpa no trabalho, que tal deixar a lâmina de lado nos finais de semana? Deixar a barba crescer só 6 milímetros já pode acabar com as alergias e pêlos encravados. E na hora de se barbear novamente, não raspe tão rente ou a irritação vai reaparecer tão rapidamente quanto sumiu.

Diga adstringente. Peça na farmácia e mantenha à mão no banheiro para usar, caso se corte. O adstringente pode vir na forma de lápis ou em pó. Encoste-o no corte, pressione um pouco com o dedo e o sangramento irá parar. O sulfato de alumínio presente no adstringente puxa a pele para cima, fechando a ferida. Lave qualquer resíduo e você está pronto para encarar o mundo, sem remendos de papel higiênico.

Fonte: How Stuff Works
Feed
Assine nosso Feed ou receba os artigos por email

Leia Também:

Um comentário:

Curta no Facebook

Número de visitantes

Seguidores

  ©Dicas Legais - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo