sábado, 11 de setembro de 2010

Dicas de Segurança para seu Automóvel

Segurança Pessoal no Trânsito


Estatísticas vêm demonstrando que o risco de perder a vida dentro de seu carro, em um sinal de trânsito, é maior do que em qualquer outra situação. Por isso listei algumas dicas importantes para você ficar atento.



■Instale INSULFILM (70% vidros dianteiros e 50% traseiros - no parabrisas é proibido a intalação do mesmo)

■Não coloque no seu carro adesivos que possam identificar facilmente onde você mora e locais que freqüenta como academia, faculdade, etc.

■Ar condicionado não é luxo, e sim segurança.

■Mantenha sempre vidros e portas fechados.

■Se o pneu furar à noite, ou em locais pouco movimentados, não pare. Permaneça dirigindo até um posto policial ou local movimentado. O estrago em seu carro tem preço. Você não!

■Por mais frio que isto possa parecer, não pare para ajudar alguém à noite ou em locais pouco movimentados.

■Se souber de alguém que precise de ajuda, ligue para a polícia (190) e dê orientações sobre a localização da vítima.

■Se você achar que está sendo seguido por outro veículo não altere sua forma de dirigir, procure a polícia ou vá para locais bastante movimentados.

■Quando o sinal estiver vermelho, procure manter seu carro à direita da rua. Geralmente os ladrões atacam pelo lado esquerdo, o do motorista. Reduza a velocidade, tentando chegar ao cruzamento quando o sinal estiver abrindo.

■Se tiver que parar, mantenha sempre a primeira marcha engatada.

■Fique atento a tudo em seu redor. Não se distraia. A surpresa é a grande arma do bandido.

■Mantenha sempre uma distância segura do carro da frente (a distância é segura quando você enxerga o pneu traseiro do carro da frente).

■Quando suspeitar de alguma coisa, procure ficar “colado” na lateral do carro à sua esquerda, desta forma não deixando espaço para abordagem.

■Evite fazer compras no sinal. Mesmo que o vendedor não seja ladrão, você se distrai, abre seu vidro e se expõe.

■Antes de estacionar (ou quando retornar ao local estacionado) sempre olhe ao redor, veja se existe alguém ou situação suspeita, se desconfiar de algo, passe direto pelo seu carro e reavalie a situação. Em caso de dúvida, chame a polícia (190).

■Nunca deixe nenhum objeto dentro do carro; coloque tudo no porta-malas.

■Tire sempre a chave da ignição quando for parar o carro, mesmo que seja por alguns instantes.

■Nunca fique dentro do carro estacionado. Você se transforma na vítima perfeita.

■Se você estaciona sempre nas mesmas imediações e teve a tampa do tanque de combustível roubada, troque todas as chaves do seu carro. Roubam a tampa para fazer cópias das chaves.

■Se ao retornar ao carro você observar “defeito” que impede o motor de funcionar, chame imediatamente o socorro de sua confiança. Alguém pode ter “criado” o defeito para “ajudar” você. Dependendo da situação ao seu redor (pessoas suspeitas, pouco movimento, noite, etc), não fique próximo ao seu carro.

■Mantenha gravado no seu celular um número de contato para casos de emergência, sob a expressão: AAvisar emergência . Desta forma o "AA" sempre aparecerá em primeiro lugar na lista telefônica da sua agenda e facilita a localização do telefone da pessoa a ser contatada em caso de acidente

Em caso de Assalto

■NÃO REAJA!

■NÃO TENTE FUGIR!

■NÃO GRITE!

■Procure controlar seu nervosismo. Fale devagar, mas obedeça rapidamente ao que está sendo solicitado.

■Não faça movimentos bruscos, mantenha as duas mãos no volante. Se você precisar tirar as mãos do volante comunique que vai fazer isto e por quê.

■O fator “surpresa” está sempre a favor do bandido, que quase nunca está sozinho e não tem nada a perder. Esteja sempre atento!

■Transforme estas informações em rotina: carro trancado, vidros levantados, atenção constante, saber parar no sinal, saber estacionar e saber preservar a vida não reagindo em caso de assalto.
Feed
Assine nosso Feed ou receba os artigos por email

Leia Também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta no Facebook

Número de visitantes

Seguidores

  ©Dicas Legais - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo