segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Saiba como usar o cartão de crédito de forma inteligente


O perigo dos juros altos dos cartões de crédito já é bem conhecido de muitos consumidores. Mas, para especialistas, os cartões, quando usados de forma inteligente, podem trazer vantagens, caso o cliente saiba controlar seus gastos e pague a fatura em dia, o que evita o pagamento de juros.

Muitos cartões de crédito oferecem programas de recompensas em que o cliente ganha pontos que podem ser trocados por milhas, produtos, doações para ONGs, ou descontos em lojas, serviços e na própria anuidade do cartão.

“Uma vez que você terá certas despesas de qualquer jeito, pode pagar com cartão e ter vantagens”, diz Cláudio Carvajal, consultor de finanças pessoais e professor da Faculdade Módulo. “Mas só se você pagar 100% da fatura na data do vencimento, se não estará fazendo um mau negócio.”

Para o consultor de finanças pessoais Conrado Navarro, autor do livro “Vamos falar de dinheiro?”, “ao usar o cartão de crédito você vai ter a vantagem de pagar depois pelos gastos e ainda ganhar pontos ou outras vantagens”.

Mas ele também alerta que as taxas do chamado crédito rotativo do cartão, aplicadas quando o cliente não paga todo o valor da fatura na data de vencimento, podem passar de 12% ao mês.

“Não é o cartão que é o vilão, é que as pessoas não sabem usar o crédito em geral.” Ele alerta ainda que as promoções de milhas ou outras vantagens podem acabar estimulando um consumo além do planejado.

Navarro diz acreditar que o cartão de crédito também é um instrumento útil no orçamento das famílias. “Você vai fazendo gastos ao longo do mês e programa o pagamento em uma data específica. É ótimo para o planejamento financeiro”, diz ele.

Para Carvajal, outra vantagem dos cartões de crédito são os parcelamentos sem juros oferecidos por lojas. “Às vezes é interessante dividir em seis, oito vezes sem juros, desde que depois você não se esqueça da parcela”, diz ele.


Feed
Assine nosso Feed ou receba os artigos por email

Leia Também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta no Facebook

Número de visitantes

Seguidores

  ©Dicas Legais - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo