quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Sites e blogs transmitem conhecimentos sobre Física, História, Geografia e muito mais



A combinação entre a interatividade do mundo online e iniciativas de educação é uma grande sacada. Vários sites apostam nessa mistura para transmitir conhecimento.

A primeira dica trata-se de uma espécie de blog com vários vídeos curiosos sobre Ciência e Física, ensinando a fazer vários experimentos. Que tal brincar com um bonequinho de papel, que se movimenta com a energia estática do tubo da TV? Parece até poder paranormal, mas é só um experimento que faz com que o aluno entenda, na prática, esta lei da física.

Já para o ensino da química, este site aqui traz a tabela periódica e links de vídeos, fotos e informações sobre propriedades dos elementos. Ao clicar em cada um dos quadradinhos, o usuário é direcionado para páginas com conteúdos complementares.

Se o assunto é História, a solução está nesta plataforma. Ela é um bom ponto de encontro de historiadores, estudantes, e curiosos para discutir temas relacionados à disciplina. O site tem também vídeos, entrevistas e blogs com várias dicas de livros dadas pelos membros da rede.
O canal History Channel disponibiliza vídeos com discursos de grandes líderes mundiais e documentários sobre os acontecimentos mais importantes de todos os tempos e ainda sobre o mesmo assunto, tem o Aventuras na História, que traz uma visão crítica e atualizada de alguns dos temas mais cobrados nos vestibulares do país.

O problema é Geografia? Para informações sobre o Brasil, o ideal é pesquisar no site do IBGE. Existe uma versão “teens”, com estatísticas, textos e gráficos simplificados.

Na área de Biologia, tem o ScienceBlogs, que reúne 22 blogs de professores universitários e pesquisadores da área. Eles abordam, em linguagem simples, diversos campos da ciência.

Ainda não acabou! Para muita gente, a maior dificuldade é mesmo a Matemática. Mas com a ajuda da internet, isso não é problema. Dê uma conferida no site da Olimpíada Brasileira de Matemática. Ali estão disponíveis provas e gabaritos de anos anteriores. E para tirar dúvidas e conversar com professores, a dica é a rede social Amo Matemática. Acesse, faça contatos e transforme os estudos em algo mais prazeroso.

Gostou das dicas?
Deixe o seu comentário sobre os sites aqui linkados e bons estudos!





Feed
Assine nosso Feed ou receba os artigos por email

Leia Também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta no Facebook

Número de visitantes

Seguidores

  ©Dicas Legais - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo